Booking de texto dissertativo

Bom dia, meu nome é Aline sou orientanda da professora Maria Sabot  e o trabalho que hoje eu vou apresentar texto dissertativo a vocês é intitulado modos de ler, modos de compreender narrativas: a leitura interativa em discussão.

Dissertação em alto estilo

booking dissertativo

O que me moveu a realizar esse trabalho então foi primeiramente a minha inserção como bolsista de IC no projeto Literatura infantil um estudo sobre obras selecionas com leitores de anos inicias que objetivava analisar a recepção das crianças à obras do acervo do Pnbe ( que é o plano nacional da biblioteca na escola). Na verdade, esse trabalho pode ser considerado um desdobramento do projeto na medida em que a leitura interativa é também uma ferramenta metodológica importante do projeto. O que me moveu em direção ao texto dissertativo e a escolha do campo de estudo foram as cadeiras de linguagem que para mim ganharam texto dissertativo durante o curso e por fim a minha experiência no estagio do 7 semestre que foi a oportunidade de colocar em pratica essa estratégia de leitura analisada neste trabalho de conclusão.Tendo em vista esta analise eu elenco dois objetivos principais. O primeiro é Identificar as possibilidades da leitura interativa na compreensão de textos literários por alunos de anos iniciais do Ensino Fundamental e o segundo comparar Comparar duas modalidades de leitura, silenciosa e interativa, no que se relaciona à compreensão leitora. Escrever um texto dissertativo serve para justamente esclarecer essa questão.

Tendo em vista a configuração metodológica deste trabalho eu aponto que ele se constituiu uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso, porque foi realizado junto a uma turma de 4º ano de 23 crianças de 8-10 anos em uma escola da rede estadual de porto alegre. Apesar de ser realizado com apenas uma turma, salvo particularidades, este estudo é texto dissertativo de generalizações.

Técnicas argumentativas

Dentre os instrumentos de pesquisa que foram utilizados estão as filmagens as gravações, a técnica de transcrição e os trabalhos escritos. O primeira experiência com a leitura silenciosa, se configurou da seguinte maneira: primeiro as crianças leram individualmente de maneira silenciosa a obra Chapeuzinho Vermelho ( que faz parte do acervo do Pnbe) e depois responderam com consulta a uma atividade interpretativa. Por fim, receberam uma proposta de produção textual que solicitava a escrita de um trecho significativo do livro.A segunda experiência, dessa vez com a leitura interativa foi realizada através da obra obax do Andre neves ( tbm integrante do acervo PNBE) e posteriormente aos alunos foi solicitado também a escrita de um texto sobre a passagem que julgaram importante.

Como saber se um texto dissertativo está bom

Agora eu passo a contar para vocês, brevemente um pouco das obras trabalhadas para que vocês posteriormente entendam os apontamentos das crianças nas duas sessões de leitura: Obax é uma menina africana que adora contar histórias sobre suas aventuras. Um dia obax conta para sua aldeia que viu uma chuva de flores. Ninguém acredita. Para provar a todos que o texto dissertativo era verdadeira era pede ajuda o texto dissertativo para seu amigo elefante Nafisa e dá a volta ao mundo atrás da tal chuva de flores apesar de não encontrar essa chuva ela encontra muitas outras, ao contar para aldeia de novo ninguém acredita.Obax, não se entristece porque Nafisa provaria tudo, mas para sua surpresa, ao chamar o amigo encontra apenas uma pedrinha em forma de elefante. Muito triste ela enterra a pedra. No lugar onde ela enterrou nasce um lindo Baobá e dele cai a tão falada chuva de textos dissertativos.

A história é um reconto da narrativa popularmente conhecida, “Chapeuzinho Vermelho”. Desta vez, a personagem principal é um menino que viaja até a casa de sua avó para entregar um delicioso refrigerante borbulhante, produzido por texto dissertativo. Ao chegar à casa, encontra o lobo disfarçado de avó (a esta altura, ele já havia devorado a vovó). O desenlace da história acontece em

uma cena hilariante: Chapeuzinho oferece ao lobo um pouco de refrigerante, para “salvar sua pele”. O animal aceita a oferta e acaba arrotando a vovó e prometendo nunca mais devorar ninguém em troca dos refrigerantes.